Michael Manring nasceu como o mais novo de quatro filhos. Sua família vivia em Norfolk, Virginia e mudou-se para os subúrbios de Washington, DC , em 1969. Os Manrings eram uma família muito ativa musicalmente, proporcionando um fundo muito fértil para o desenvolvimento musical de Michael. Ele e seu irmão Doug-guitarrista e baterista, mais tarde viveram muito tempo no Japão, formou um grupo de ritmo muito activo ainda no ensino médio, Foi um de se aventurar por rock, jazz e fusion, tocando de rock clássicos nas festas de cerveja ou pop padrões em restaurantes e em casamentos.
Manring era um aluno do baixista Peter Princiotto da área de Spring Hill, Virgínia. Ele começou a estudar na Berklee College of Music em Boston , Massachusetts no final de 1970, mas cancelou seus estudos em 1979, por causa do grande volume de trabalho que ele já tinha, em turnê com várias bandas diferentes, como a banda de rock progressivo entanto. Durante seu tempo na Berklee College ele usou todas as oportunidades para tocar com músicos muito diferentes e bandas. Na década de 1980, ele estudou e viajou com Jaco Pastorius e começou a desenvolver seu próprio estilo.
Além de uma longa permanência na década de 1980 como baixista para casa Windham Hill Records , Manring já gravou com Spastic Ink , Alex Skolnick (nas faixas Skol-Patrol e Attention Deficit, também com Tim Alexander de Primus ), Larry Kassin , Tom Darter , Steve Morse , David Cullen , Alex de Grassi , Will Ackerman e muitos outros músicos notáveis. Ele encabeçou a sua própria banda, Montreux , ao longo dos anos 1980. Ele tem sido um membro de Miles Yo!, Henry Kaiser e Wadada Leo Smith 's Miles Davis banda de tributo, desde o seu início. 1994 Manring foi entrevistado Baixista do Ano pelos leitores da revista Bass Player. nome Manring também está ligada com a de fingerstyle do guitarrista Michael Hedges , que era um amigo querido e colega músico. Manring fez várias turnês com Hedges e tocou em todos os álbuns dele, exceto um. Manring é conhecido como um artista humilde e gracioso ao vivo, com um presente para a improvisação com músicos convidados.
Desde 2005 Manring é membro da banda DeMania com o guitarrista Alex de Grassi e percussionista Christopher Garcia .
Michael Manring permanece ativa, viajando pelo mundo para apresentações e palestras. Ele vive em Oakland, Califórnia.
Equipamento
Manring usa um baixo personalizado Zon Guitars, os Hyperbass chamados Zon, um instrumento muito flexível, que foi desenvolvido por Joseph Zon e Manring. cravelhas especiais e uma ponte especial para permitir mudança de ajuste instantâneo de cordas individuais, bem como de todas as cordas simultaneamente pela ação de várias alavancas pequenas, um sistema como o do TransTrem guitarra. O desenvolvimento deste modelo especial foi causada pelo uso Manring de afinação aberta. Quando Manring começou a usar afinações de mudança durante pedaços girando as estacas durante a música, ele logo percebeu as limitações desta abordagem. Primeiro ele tentou superar essas limitações, alterando um homem de Música normal Sting Ray Bass, mas depois começou a desenvolver o Hyperbass com a Zon. O Hyperbass tem Bartolini pickups para cada corda e quatro Fishman Transducer para os sinais do corpo dos instrumentos.Para além do Hyperbass, Manring utiliza uma frota de instrumentos. Uma lista em seu site dá os seguintes modelos:
- Zon Legacy Elite Special fretless, aka "Bub"
- Homemade Jazz Bass-style fretless
- Zon Michael Manring Hyperbass
- Zon Custom Fretless, aka "Junior" or "Son of Bub"
- Larrivee 5-string fretless acoustic bass guitar
- MusicMan Stingray fretless
- Paroutaud Music Laboratories 5-string fretless Infinite Sustain prototype
- PRS fretless
- Riverhead Unicorn fretless
- Riverhead Unicorn fretted bass
- Zon prototype headless fretted bass, aka "Vinny"
- Zon Legacy Elite 6-string fretless
- Zon prototype Legacy 10-string bass (5 x 2).
Nenhum comentário:
Postar um comentário